O período de sol e calor está chegando, e com ele, a necessidade de usar roupas curtas, maiôs e biquínis. É o momento perfeito para aproveitar praias, piscinas, atividades ao ar livre e reuniões sociais com os amigos.
No entanto, a primavera e o verão podem ser épocas complicadas para a autoestima, já que muitas mulheres se sentem inseguras de mostrar as pernas e outras áreas do corpo. Geralmente, a culpada por tudo isso é a celulite, que é considerada um dos problemas estéticos mais comuns na população feminina.
Felizmente, a medicina dermatológica já dispõe de tratamentos injetáveis para combater esses furinhos indesejados. Acompanhe as próximas informações e saiba mais:
O que é celulite?
A celulite é uma alteração que se desenvolve na hipoderme, a camada mais superficial em relação às três camadas de gordura que compõem nossa pele.
É o acúmulo de tecido “gorduroso” ou adiposo que forma nódulos de gordura, água e toxinas. Isso gera o aparecimento de pequenos buracos ou covinhas que geralmente estão localizados em três áreas problemáticas do nosso corpo: nádegas, coxas e quadris.
O surgimento da celulite e da pele “casca de laranja” pode ser causado por retenção de líquidos, má alimentação, sedentarismo, falta de hidratação, fatores genéticos, entre outros.
O fato é que a celulite afeta milhões de mulheres no mundo, por isso, a medicina estética criou diversos tratamentos para tornar a pele mais lisinha e livre de furinhos.
O que são tratamentos injetáveis para celulite?
Como o próprio nome indica, os tratamentos injetáveis consistem na aplicação de injeções com substâncias específicas. No caso das celulites, a escolha dessas substâncias será feita por um médico(a) dermatologista, que criará um protocolo personalizado de tratamento conforme a necessidade da paciente.
Veja, a seguir, alguns ativos que podem ser injetados para amenizar a celulite:
- Pentoxifilina: essa substância estimula a quebra das células de gordura que estão armazenadas sob a pele, além de melhorar a condição inflamatória na área tratada.
- Trissilinol (silício orgânico): contribui para a redução do acúmulo de gordura, melhorando consideravelmente o aspecto da celulite.
- Benzopirona: estimula a circulação sanguínea no local da aplicação e contribui para a redução do inchaço, além de induzir a reestruturação do tecido fibroso.
- SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína): devido ao seu efeito lipolítico, o SAC reduz o volume de adipócitos na área tratada e diminui o edema, contribuindo assim para uma melhora significativa da celulite.
Benefícios dos tratamentos injetáveis para a celulite
- Proporcionam uma pele mais firme e lisa;
- Reduzem o aspecto de “casca de laranja”;
- Apresentam efeito vasodilatador, que melhora a circulação sanguínea na área tratada;
- Aumentam a circulação linfática;
- Induzem a melhora tecidual;
- Uniformizam a textura da pele;
- Não exigem hospitalização.
Existem efeitos colaterais ou contraindicações?
Os tratamentos injetáveis para celulite são praticamente indolores, mas podem ocorrer vermelhidão e inchaço nas áreas tratadas. Esses sintomas desaparecem espontaneamente depois de algumas horas. Vale ressaltar que não é aconselhável se expor ao sol após as sessões, pois a pele estará extremamente sensível e vulnerável a hematomas.
E atenção: os tratamentos injetáveis não são recomendados para pessoas que possuem alergias às substâncias utilizadas ou doenças de pele. Também não são indicados para gestantes, lactantes, cardíacos e portadores de doenças crônicas.
Como é a recuperação?
Como os tratamentos injetáveis são minimamente invasivos, normalmente não há necessidade de afastamento das atividades. A maioria das pacientes retoma suas tarefas rotineiras imediatamente após a sessão. No entanto, algumas pessoas podem preferir tirar um dia de folga para se recuperar de pequenos inchaços no local das injeções.
Onde realizar o procedimento em Salvador?
Se você deseja atenuar a celulite e aproveitar a primavera-verão com a pele lisinha, agende uma consulta de avaliação na Áurea Dermatologia.
Localizada em uma área de fácil acesso na capital baiana, a Áurea Dermatologia oferece protocolos injetáveis para combater os furinhos e devolver à pele sua textura firme e uniforme.
Logicamente, o tratamento será personalizado de acordo com as particularidades da paciente. Por isso, antes de tudo, é necessário avaliar as características da sua pele para identificar o grau da celulite e escolher as substâncias mais efetivas para combatê-la.
Dúvidas? Então, entre em contato com a Áurea Dermatologia pelo telefone ou Whatsapp: (71) 4042-0004.