Com um efeito ‘lifting’ muito natural e multifacetado, a aplicação de fios de PDO virou a queridinha das famosas, como a modelo Nicole Bahls e a influenciadora Ana Paula Siebert, por exemplo.
A técnica visa proporcionar rejuvenescimento através de um procedimento pouco invasivo, com um curto tempo de recuperação e, principalmente, efeitos que já podem ser notados ainda no consultório.
Mas o que são os fios de PDO?
Os fios de PDO estão no topo da lista quando se trata de rejuvenescimento na atualidade. O queridinho das famosas, e de qualquer pessoa que busca por um tratamento pouco invasivo, é composto por uma substância absorvível, a polidioxanona, que estimula o organismo a produzir colágeno, o qual contribui com a resistência, a coesão e elasticidade dos tecidos.
Para o procedimento, podem ser utilizados diversos tipos de fios, conforme informações da dermatologista da Áurea Dermatologia Integrada, Larissa Abreu. “Lisos, moldados, espiculados, parafusos, entre outros. A escolha irá depender do quadro clínico e das características individuais de cada paciente”, afirma.
Ainda conforme a especialista em estética, durante o procedimento também é realizada a aplicação de anestésico tópico. “Se necessário, fazemos a infiltração de anestésico”, destaca Larissa.
Entretanto, vale ressaltar que a aplicação dos fios de PDO não restringe as pacientes de executar suas atividades laborais e habituais. As interessadas na aplicação devem procurar um especialista para se informar e entender como pode funcionar em seu próprio rosto.
Em quais regiões podem ser aplicados?
A técnica pode ser utilizada tanto no rosto, quanto no corpo. Com ela é possível estimular colágeno em locais onde os bioestimuladores injetáveis não podem ser aplicados, como, por exemplo:
- fronte (testa);
- pálpebras inferiores;
- código de barras;
- sulco nasogeniano (bigode chinês);
- marionete.
Todavia, no geral, são indicados para pacientes com queixa de flacidez facial e ou corporal, tratamento de rugas superficiais ou profundas, cicatriz de acne, estrias ou celulites.
A dermatologista ainda completa: “também podem ser aplicados em regiões corporais, como: papada, pescoço, colo, abdome, braços, interno das coxas, joelhos e glúteo”.
Quais são os benefícios dos Fios de PDO?
Segundo a dermatologista, os fios de PDO conseguem criar um banco de colágeno, melhorando a qualidade e textura da pele.
Desta forma, a paciente que desejar realizar o tratamento de acnes, rugas superficiais e profundas, definição de contorno facial, tratamento de estrias e celulites, podem recorrer aos fios de PDO que, de acordo com Larissa Abreu, são absorvíveis e completamente degradados em uma média de 6 meses, sendo substituídos por colágeno.
Além disso, a versatilidade dessa técnica de rejuvenescimento é um dos fatores que tem atraído famosas e pessoas de todas as idades em busca de melhorias na sua aparência, levando em consideração o quadro clínico e as especificidades de cada paciente.