Você sente que o seu rosto está “despencando” com o passar dos anos? E que diversas áreas do corpo estão com aspecto de “gelatina”? Pois saiba que isso é causado pela flacidez, um problema muito comum que é desencadeado pela perda de colágeno e elastina ao longo dos anos.
Mais especificamente, o colágeno e a elastina formam a estrutura da nossa pele e à medida que a produção desses componentes diminui com a idade, perdemos a sustentação e firmeza nos contornos faciais e corporais.
Felizmente, os bioestimuladores de colágeno podem ajudar a combater a flacidez, tanto da face, quanto do corpo. Trata-se de uma opção extremamente efetiva para recuperar o tônus da pele e tornar sua aparência mais jovem e radiante.
Para saber mais, acompanhe os próximos tópicos:
O que são bioestimuladores de colágeno?
Como o próprio nome indica, os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis capazes de estimular a produção de colágeno na região aplicada. O colágeno é uma das proteínas mais abundantes em nosso organismo, sendo responsável por manter as células firmes e elásticas.
A partir dos 30 anos, a produção dessa proteína começa a diminuir progressivamente, sendo este um processo natural do corpo. Porém, fatores como poluição, tabagismo, exposição solar excessiva e exercícios físicos intensos podem acelerar essa perda.
Com a redução do colágeno, naturalmente, a face fica com um aspecto flácido, cansado e com linhas de expressão, enquanto o corpo perde a tonificação dos contornos. Portanto, a aplicação de bioestimuladores é a alternativa ideal para induzir a formação de novas proteínas e proporcionar uma melhora significativa na firmeza da pele.
Quais substâncias são utilizadas neste tratamento?
As substâncias usadas para a bioestimulação de colágeno são absorvidas pelo organismo. Atualmente, as opções mais utilizadas são:
- Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse/Diamond
- Ácido Poli-l-lático – Sculptra/Elleva
- Policaprolactona – Elansé
- Fios de PDO
É importante ressaltar que todas essas substâncias possuem respaldo científico quanto à sua eficácia e segurança. Entretanto, sua utilização deve ser conduzida por um médico dermatologista, pois somente este profissional saberá realizar a aplicação de forma correta, sem riscos para o(a) paciente.
Como são aplicados os bioestimuladores de colágeno?
Os bioestimuladores são injetados através de cânulas ou microagulhas que alcançam a derme profunda, os tecidos de gordura e a proximidade dos ossos em áreas específicas da face ou do corpo.
Geralmente, a aplicação não é dolorosa. Para reduzir qualquer desconforto, é possível aplicar uma pomada anestésica antes das injeções. O pós-procedimento também é tranquilo. Nas horas subsequentes à sessão, pode ocorrer alguma sensibilidade e inchaço no local da aplicação, mas esses sintomas se solucionam naturalmente em pouco tempo.
Benefícios dos bioestimuladores de colágeno
Ao realizar um tratamento com bioestimuladores, é possível obter uma série de benefícios para sua pele. Veja, a seguir, os principais resultados conforme a área de aplicação:
- Rosto: aumenta a espessura da pele, diminui a flacidez, atenua sulcos e rugas, e rejuvenesce os contornos;
- Pescoço e colo: suaviza os sinais de envelhecimento, atenua linhas e pregas e reduz a flacidez;
- Braços: diminui o aspecto flácido e ameniza o famoso “tchauzinho”, tornando a pele do braço mais firme e tonificada.
- Abdômen: aumenta o tônus e a firmeza da pele, sendo ideal para os casos de flacidez pós-parto;
- Coxas: reduz a flacidez na parte interna, tonificando os contornos e deixando a pele mais firme;
- Glúteos: além de diminuir a flacidez, ajuda a melhorar o aspecto da celulite e corrigir desníveis, podendo também auxiliar no ganho do volume nessa área;
- Mãos: melhora o aspecto flácido, diminuindo a visibilidade de rugas, veias e tendões.
Quanto tempo duram os resultados?
Os efeitos dos bioestimuladores de colágeno são progressivos, podendo durar de 18 a 24 meses, a depender da substância utilizada para o tratamento. A melhora na flacidez pode ser percebida em 12 semanas após a primeira sessão. É importante ressaltar que, para obter bons resultados com o procedimento, são necessárias pelo menos três sessões de aplicação com um intervalo de 30 a 60 dias.
Realizando o tratamento contra a flacidez em Salvador
Se você se interessou em utilizar os bioestimuladores de colágeno, não deixe de agendar uma consulta de avaliação na Áurea Dermatologia Integrada.
Além de contar com um equipe médica altamente capacitada para tratamentos dermatológicos e estéticos, a Clínica Áurea investe constantemente em tecnologias e procedimentos avançados, que acompanham as últimas inovações da medicina.
E mais: todos os protocolos de tratamento são individualizados conforme as particularidades do(a) paciente, que terá total liberdade para expor suas queixas e expectativas. O atendimento humanizado e acolhedor é outro diferencial da Clínica Áurea, que fica localizada em uma área privilegiada de Salvador e dispõe de um espaço extremamente aconchegante e sofisticado.
Para saber mais, entre em contato: (71) 4042-0004.