Conheça o que torna um rosto simétrico ou assimétrico
A Proporção Áurea, Número de Ouro ou Razão Áurea descrita pela primeira vez por Euclides de Alexandria, há mais de dois mil anos na obra “Os Elementos”, é uma constante, real, algébrica e irracional matemática, empregada para representar estética, beleza e harmonia.
Essa proporção pode ser encontrada em outras áreas como na arte, música, arquitetura, design, natureza e no corpo humano. Ela está presente em diversos ambientes da natureza, como as conchas de caracóis, galáxias, furacões e até nas pétalas de rosas.
A aplicação desta constante matemática também está presente em obras primas como a Monalisa, de Leonardo da Vinci, Parthenon na Grécia, Taj Mahal na Índia e na catedral de Notre Dame.
Entendendo a Proporção Áurea
Ela se trata de uma equação matemática constante e irracional. A Proporção Áurea é resultado da divisão de uma reta em dois segmentos, no qual o segmento mais longo dessa reta é dividido pelo o menor da reta.
Para chegar ao valor, a divisão das duas retas deve ser igual a reta completa dividida pelo segmento longo. Sendo que o valor da proporção áurea será 1,6180339887, arredondado por 1,6180, valor chamado de número de ouro.
Essa equação, descrita por Phideas, arquiteto e matemático grego, levou a famosa sequência de Fibonacci que a distribuiu em quadrados geométricos em uma forma que ficou conhecida como retângulo de ouro.
As regras da Proporção Áurea se aplicam à face humana
Dentro do conceito, esteticamente um rosto simétrico e harmônico é aquele que se enquadra nesta Proporção Áurea, esse é justamente o que forma um padrão de beleza.
Aplicada à face humana, a proporção acontece quando a distância entre o queixo e a base do nariz são a mesma distância entre a base do nariz e a parte inferior da testa. Além disso, essa constante é aplicada em outras regiões: no tamanho da testa, orelhas e olhos.
A análise da Proporção Áurea na face, para identificação da simetria, pode ser efetuada pelo método Marquardt, que é feita por meio de fotografias, onde o rosto do indivíduo se encaixa na máscara criada, que tem como referência o número de ouro.
Neste caso, o método Marquardt tem como foco observar as características estéticas do rosto e visa avaliar a expressão perfeita da face.
Por fim, a Proporção Áurea ajudou a estabelecer a referência de beleza e isso funciona como guia para os profissionais da dermatologia, que trabalham com a harmonização facial.