Arte e estética: conheça a definição do termo

Arte e estética: conheça a definição do termo

Conheça detalhes sobre o termo mais contemporâneo

A origem do termo estética vem do grego aisthesis, que simboliza significados como “apreensão pelos sentidos” e “percepção”. Uma das bases dessa área filosófica é compreender o mundo por meio da percepção, por meio dos cinco sentidos do corpo: visão, audição, tato, paladar e olfato.

Neste sentido, a estética é definida como uma área da filosofia, especializada no estudo das formas de arte e em como ocorrem os processos de criação de obras artísticas. Além disso, é uma área que compreende as relações sociais envolvidas no meio da arte, além da ética e da política. 

Como surge conceito de estética

No histórico de surgimento do conceito de estética, as pinturas rupestres, por exemplo, já continham traços dos cuidados estéticos. No entanto, isso não era encontrado só na pré-história, mas em praticamente todos os períodos históricos, ou seja, a preocupação com a estética sempre esteve presente.

Foi apenas em 1750 que o conceito foi usado pela primeira vez, pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten. Para o filósofo, a estética estava ligada ao conhecimento sensível, o que significa que, para alcançar a compreensão completa da arte e da produção artística, era necessário utilizar a sensibilidade, perceber a individualidade do ser. 

Ainda, para que a estética atingisse a compreensão dos estudos das formas de arte, bem como do processo de produção artístico foi necessário identificar a área da metafísica e da ética. 

Nesse sentido, o entendimento da arte representa o ato de expressão, ao que se assemelha à realidade. No caso, a realidade recebe o significado da apresentação do “eu”, dessa forma, de quem produz a arte. 

O que era considerado belo na Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, antes do termo ser definido, a questão do belo, do valor estético já era um ponto debatido. Com o desenvolvimento da filosofia antropológica, os filósofos buscavam compreender o motivo que levavam as ações humanas a buscarem pelo estético.

Neste caso, a preocupação com a beleza, atrelada à produção, podia ser percebida nos desenhos rupestres da época. Para os filósofos, especificamente Platão, chegou à conclusão que o “belo em si” era uma concepção presente no que ele chamava de “mundo das ideias”. 

Nesse sentido, todo tipo de produção busca, de alguma forma, alcançar a ideia da beleza. A partir desse conceito, Platão criticava a poesia e o teatro grego, por achar que esse tipo de arte não era útil. Para ele, o belo estaria ligado à sua utilidade. Ou seja, as manifestações artísticas não podiam gerar confusão ou dúvida.

Estética na Filosofia

O conceito de estética era um pouco diferente do que se tem hoje, antes da publicação do livro do filósofo alemão,Alexander Baumgarten. Nos primórdios, o termo se referia à sensibilidade, também chamada de estesiologia. Depois dos estudos de Baumgarten é que a estética passou a ser compreendida como o saber sensorial.

No entanto, foi no período do Renascimento, que a estética retornou ao conceito que Platão havia desenvolvido. Ou seja, o belo, estava ligado ao estado de espírito. Assim, só poderia ser alcançado quando uma pessoa se identificasse com coisas boas. E foi a partir disso que o termo estética só se tornou algo realmente pensado e estudado com profundidade no século XVIII, na Inglaterra.

Nesse aspecto, isso aconteceu porque os filósofos ingleses distinguiram o conceito estético da beleza relativa e a imediata. Além disso, demonstraram a diferença entre o sublime e o belo. E foi em 1790, que o filósofo Immanuel Kant, definiu o belo como algo que possuía “finalidade sem fim”, ou seja, algo individual.

Estética na beleza

Entendendo o conceito do belo e da estética e acreditando que a beleza é um estado de espírito a ser constantemente trabalhado de forma positiva, feliz e conectada com a sua essência, a clínica Áurea Dermatologia Integrada, foca na realização de procedimentos, como a estruturação facial, por acreditar na beleza de forma individual. 

Acolhendo e valorizando cada indivíduo do seu jeito, as especialistas e sócias da clínica atuam na construção do bem estar e elevação da autoestima, como artistas diante de sua obra.

Compartilhe

Outras notícias